quarta-feira, 29 de junho de 2011

terça-feira, 28 de junho de 2011

primeira ideia de logo para DOMÍNIO PÚBLICO


dança+poesia - a propósito de Ledo Ivo

Ledo Ivo
Para "para Ledo Ivo"
Jorge Schutze

A princípio a relação corpo e poesia é bastante óbvia. A construção/elaboração da linguagem articulada em formatos estéticos, seja pela fala, seja para cifragem de códigos, se relaciona com a emergência do corpo (já que matéria), por corporificar o que apreende emocionalmente do ambiente, no deleite de ser no/com o ambiente, ao expressar-se. Uma forma de dizer que a linguagem poética é o modo de nos tornarmos um no/com o todo. A materialização da experiência no todo é sempre, e sob quaisquer circunstâncias, mediada pelo corpo em sua integridade.


O corpo agencia suas propriocepções em linguagem. Ao dizermos: no humano tudo é linguagem, algo, no entanto, fica em espreita. A função mais imediata do corpo é a comunicação. O próprio estar do corpo no ambiente já é comunicação. Já há uma relação explícita de comunhão entre os fenômenos da natureza corporal e os fenômenos da natureza do ambiente em que ele se coloca. E a partir desse ambiente, com todos os demais, em mais amplos espectros do ambiente, se quisermos: em rede. O rizoma de Deleuze/ Guatarry.



apresentação de Para Ledo Ivo no Universidança III
foto:Glauber Xavier
Desse simples estar do corpo toda uma rede de interlocuções com o espaço-tempo já estão em andamento. A nível do real e do virtual, a nível do concreto e do abstrato. O corpo é eminentemente material, isso, no entanto, não o limita a sua concretude. A carne ao se reconhecer carne num ambiente projeta sua própria existência, localização e temporalidade pra si mesma e ao fazê-lo imagina, é tomada por um fluxo de imagens, que desestabiliza seus estatutos de material hiper-concreto. Deseja o que projeta em imagens, e se coloca a cada instante em carne e forma expressiva desestabilizando também o ambiente – o fluxo espaço-temporal. A filosofia de Merleau-Ponty que o diga. 

A experiência de consciência é o produto mais óbvio dessa comunicação.Ou, na experiência do existir do questionamento/desejo da carne (porque só sou nesse quando e nesse onde?) a existência do espaço-tempo e do corpo se desfaz, virtualiza. A própria concretude da carne é, portanto, sua mais clara abstração.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Para Ledo Ivo no UniversidançaIII

Mais uma vez tive o prazer de realizar essa ação que eu adoro!!!
É muito simples: com o corpo coberto por pequenos trechos dos poemas de LEDO IVO
perambulo e dança pelas ruas, oferecendo-os aos passantes. Enquanto eles lêem pra mim o trecho escolhido
eu ofereço uma dancinha.



fotos: Denivan Costa

Telma César: integração entre o projeto ENCONTROS e DOMÍNIO PÚBLICO

Nessa ação a coordenadora da Cia.dosPés, Telma Cesar, propõe simplesmente "expandir" seu corpo no barulhento movimento do calçadão de Maceio.AL.
A ação integra dois projetos ENCONTROS (Cia. dos Pés ) e DOMINIO PÚBLICO (Cia.Ltda.)







amor#1

Ação realizada no calçadão do comércio em maio/2011, dentro do PROJETO DOMÍNIO PÚBLICO
fotos: Denivan Costa.





Na ação eu carrego o corpo de Dayanne Alves (bem inativo) pelo calçadão. As vezes paramos e eu acaricio seu corpo, ou acaricio o meu corpo com partes do seu. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

reflexões sobre Laban nos contextos contemporâneos


Laban Hoje


O presente trabalho, foi construído na disciplina Introdução ao Sistema Laban, oferecido pelo curso de pós-graduação lato sensu em dança, pela professora Telma Cesar Cavalcante, da Universidade Federal de Alagoas, e visa refletir sobre as idéias e práticas de Rudolf Laban em contextos contemporâneos.

É inquestionável a importância histórica e os desdobramentos causados pelas mudanças de paradigmas relacionados ao corpo e ao movimento desde que Rudolf Laban no início do século XX, inicia suas pesquisas. Falando-se especificamente da dança, os seus conceitos questionaram todo um arcabouço de informações e práticas que colocaram em cheque não só as pedagogias do ensino da dança, mas reviraram os conceitos fundamentais desta arte.  Maior prova disso são as obras de seus principais seguidores: Mary Wigman, Kurt Jooss, Pina Bausch, etc., nos períodos que se seguiram aos seus estudos na Alemanha, mas que aos poucos se espalharam pela Europa, até chegarem a outros continentes. Cumpre notar, entretanto, que Laban não foi o único a insurgir-se nas pesquisas corporais, além dele são conhecidas as pesquisas de Emile-Jacques Dalcroze e Fraçoise Delsarte, que de modo distinto e com diferentes focos formularam novas perspectivas para o entendimento corporal, também no início do século XX.

Mas voltando a Laban, até que ponto os conceitos de Laban, ou os desdobramentos de seus conceitos, são aplicáveis ao mundo contemporâneo, com suas insistentes mudanças e diversidades de paradigmas no entendimento do corpo humano, do meio, e do modo de operacionalização humano do meio?

quinta-feira, 2 de junho de 2011

URUCUNGO NAS RUAS

MAIS um video da pesquisa DOMÍNIO PÚBLICO





para conhecer melhor os trabalhos do DENIS COSTA

oi meu povo!!!

Bem vindos às pesquisas da cia.ltda.
Siga nossos links aí do lado esquerdo para conhecer um pouco mais dos trabalhos da nossa galera.