Telma César |
Jorge,
escrevo aqui algumas observações após a nossa conversa ontem:Tenho pensado muito na questão da repetição no processo de ensino-aprendizagem do moviment/dança. Parece que nos acostumamos a pensar na repetição e na condução, na apresentação de caminhos de experimentação, como vc colocou, como algo que apresenta a resposta e não proporciona a autonomia na descoberta, algo sem natureza artística. Contudo, tenho pensado na minha prática taoista com o tai chi onde a repetição de uma forma é, em si, o caminho para a descoberta e autonomia.É isso, em si, que define essa prática como uma Arte. Penso também o quão pode ser generoso e não perverso, apresentar o meu caminho de descoberta como UMA POSSIBILIDADE de descoberta para o outro que comunga comigo de um mesmo desejo de conhecer...muitas reticências e vontade de continuar perguntando?!?!?!?!
Jorge na oficina do Flavio |
JORGE
É na verdade a humanida se construiu pela metodologia da cópia/repetição. Será que pode haver algo errado nisso.
Digo pelo fato de ser repetição e cópia?
TELMA
.pois é, a questão não está no quê mas no como, por que e pra quê
O ser humano se constrói pela imitação, a criança, por selvagem que seja, por distante que esteja do capitalismo, ela cresce na repetição
será possível construir uma repetição com essa natureza em uma aula?
JORGE
Copiando e repetindo: a pessoa esta fazendo isso o tempo todo.
TELMA
.pois é, a questão não está no quê mas no como, por que e pra quê
O ser humano se constrói pela imitação, a criança, por selvagem que seja, por distante que esteja do capitalismo, ela cresce na repetição
será possível construir uma repetição com essa natureza em uma aula?
JORGE
Copiando e repetindo: a pessoa esta fazendo isso o tempo todo.
Como tornar isso criativo?
Questionando o movimento?
não sei. Talvez provocando um interessepela destreza/estética do movimento...
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