O PROJETO DOMÍNIO PÚBLICO compreende a criação de obras em ampla colaboração.
Aproveitando o grande incremento da produção artística local de obras performáticas[1] nos últimos anos em Alagoas, fomentado inclusive pela nossa ação artística, a cia.ltda propõe associar-se a diferentes criadores, para a elaboração de dez ações performáticas, oferecendo com esse projeto logística para o intercâmbio, apresentação, documentação e sobretudo o questionamento público das obras geradas dessas colaborações.
Aproveitando o grande incremento da produção artística local de obras performáticas[1] nos últimos anos em Alagoas, fomentado inclusive pela nossa ação artística, a cia.ltda propõe associar-se a diferentes criadores, para a elaboração de dez ações performáticas, oferecendo com esse projeto logística para o intercâmbio, apresentação, documentação e sobretudo o questionamento público das obras geradas dessas colaborações.
A cia.ltda. com esse projeto, deve mapear a produção performática local, envolvendo-se com diferentes criadores, produzindo com eles ações artísticas, oferecendo amparo logístico, incluindo documentação das obras e dos processos, e gerando, a partir dessas obras, discussões, trocas de experiência, diálogos e debates públicos envolvendo pensadores, artistas, público e imprensa. Nossa expectativa é fomentar a participação coletiva na produção artística, deslocando a relação, em certo sentido totalitária, entre o artista que propõe e o espectador que aprecia passivamente a obra de arte, permeabilizando-a com questionamentos éticos, estéticos, sociais, políticos, etc.
Além disso o projeto propõe a apresentação, difusão e distribuição de vídeos-arte e vídeos-documento gerados pelas ações do projeto, oferecendo e disponibilizando-os gratuitamente a todos os interessados, e em canais da internet.
Com esse projeto propomos a expansão, fomento, discussão e difusão de obras artísticas afinadas com as questões atuais, conectando artistas, pensadores, imprensa e público em torno da pertinência das produções contemporâneas, relacionadas com o corpo, em todas as suas dimensões.
[1] O conceito abriga uma diversificada produção, cujos conceitos e limites não se define claramente, mas que desconstrói a forma tradicional da relação com a obra cênica, abrindo perspectivas sobre ela, nos seus vários aspectos (estético, conceitual, relacional, político, moral, etc) e tem revitalizado e questionado a cena desde os anos 60, conforme Roselee Goldenberg: A Arte da Performance – Do Futurismo ao Presente. Martins Fontes. São Paulo. 2006.
foto: Denis Costa |