terça-feira, 12 de outubro de 2010

CONVERSAS COM QUEM GOSTA DE FAZER (Telma Cesar)

Telma César
TELMA
Jorge,
escrevo aqui algumas observações após a nossa conversa ontem:Tenho pensado muito na questão da repetição no processo de ensino-aprendizagem do moviment/dança. Parece que nos acostumamos a pensar na repetição e na condução, na apresentação de caminhos de experimentação, como vc colocou, como algo que apresenta a resposta e não proporciona a autonomia na descoberta, algo sem natureza artística. Contudo, tenho pensado na minha prática taoista com o tai chi onde a repetição de uma forma é, em si, o caminho para a descoberta e autonomia.É isso, em si, que define essa prática como uma Arte. Penso também o quão pode ser generoso e não perverso, apresentar o meu caminho de descoberta como UMA POSSIBILIDADE de descoberta para o outro que comunga comigo de um mesmo desejo de conhecer...muitas reticências e vontade de continuar perguntando?!?!?!?! 
Jorge na oficina do Flavio


JORGE
É na verdade a humanida se construiu pela metodologia da cópia/repetição. Será que pode haver algo errado nisso. 
Digo  pelo fato de ser repetição e  cópia?


TELMA
.pois é, a questão não está no quê mas no como, por que e pra quê
O ser humano se constrói pela imitação, a criança, por selvagem que seja, por distante que esteja do capitalismo, ela cresce na repetição
será possível construir uma repetição com essa natureza em uma aula?


JORGE
Copiando e repetindo: a pessoa esta fazendo isso o tempo todo.
Como tornar isso criativo?
Questionando o movimento?
não sei. Talvez provocando um interessepela destreza/estética do movimento...


Nenhum comentário:

oi meu povo!!!

Bem vindos às pesquisas da cia.ltda.
Siga nossos links aí do lado esquerdo para conhecer um pouco mais dos trabalhos da nossa galera.